terça-feira, 3 de julho de 2012

Dica de livros: o segredo de jasper jones

Livro: O segredo de Jasper Jones
Autor: Craig Silvey
Editora: Intrínseca
N° de pág: 286

    Charlie  Bucktin vivia em uma pequena cidade da Austrália, e diferente dos outros garotos que jogavam críquete e eram populares, ele adorava ler e vivia em casa. Porém, sua vida pacata muda quando em uma noite, Jasper Jones, o menino mais barra pesada do lugar, bate em sua janela e o convida para conhecer um segredo, o qual mexe com suas concepções e seu psicológico.
   É dessa forma que o “O segredo de Jasper Jones” começa. Escrito pelo australiano Craig Silvey, o livro é um misto de drama e mistério. O autor consegue criar uma obra muito bem feita, trazendo informações à conta-gotas no decorrer da narrativa, como: detalhes sobre os pais do garoto, ajudando ao leitor a construir aos poucos suas próprias concepções dos personagens e dos acontecimentos.
   O forte da história é a construção detalhada do psicológico do protagonista, que, com posse de um segredo que não é seu, ver-se tentado a contar para alguém. As conversas entre Charlie e seu melhor amigo Jeffrey, também chama atenção pelas ideias discutidas entre eles. Porém, um ponto fraco do livro, em minha opinião, são os capítulos longos, que chegam ter até 60 páginas, e podem cansar um pouco a leitura.

"Acho que a maioria das pessoas preferiria não saber [que vão morrer]. Acho que prefeririam não precisar pensar sobre o assunto. Mas acho que optariam por saber. É... caso contrário, as pessoas seriam gordas e preguiçosas e deixariam tudo para outro século. Se alguém lhe dissesse que você morreria na semana seguinte, você provavelmente tentaria fazer o máximo possível" (pag. 114)

   Mesmo assim, O segredo de Jasper Jones foi um dos melhores livros contemporâneos que já li. Sem magia, sem ficção-científica e sem ação, apenas a história de um menino normal que descobre um segredo, e que segredo! Enfim, em minha concepção, alguns dos requisitos para um livro ser bom é ser bem escrito e apresentar um mistério, duas coisas que a obra de Craig Silvey traz.

Capas internacionais do livro





Nenhum comentário:

Postar um comentário