segunda-feira, 9 de julho de 2012

#cultura

Foto: Yuno Silva / Fonte: Tribuna do Norte
O carro chefe de Natal
   Cultura não é o carro chefe de Natal. Aqui, além da pouca variedade de opções, não existe, na sociedade como um todo, uma sede cultural, a busca pelas peças, shows e exposições. Comparada às outras capitais brasileiras, a potiguar deixa muito a desejar, sempre com as mesmas coisas, os mesmos bares. Mas, felizmente, esse cenário desolador está, aos poucos, mudando.
   De uns anos para cá, o surgimento de vários bares mais alternativos é expressivo, ajudando no crescimento de um cenário cultural natalense mais diversificado. Além disso, as pessoas, principalmente os mais jovens, estão criando afeição à cultura, lotando as casas de shows, criando e desenvolvendo projetos e eventos.
   E o segundo semestre de 2012 promete. Isso porque já foram anunciados dois projetos culturais de peso: O Agosto da Alegria e o Circuito Ribeira. O primeiro, bancado exclusivamente pela secretaria de cultura, começa já dia 3 de agosto. Serão 40 dias de evento em 35 pontos da capital, além de atingir outras cidades do estado, como Caicó, Mossoró e Currais Novos. O estado prometeu R$900 mil para a programação, que inclui shows, exposições, peças, seminários e manifestações folclóricas, totalizando mais de 400 apresentações.
   Já o Circuito Ribeira será mais extenso, pois começa dia 12 de agosto e termina em 2013. A proposta é fazer o segundo domingo de cada mês, um dia de efervescência cultural nas ruas da ribeira. O projeto conseguiu anexar outros festivais que já aconteciam no bairro, como o festival Dosol e Cena Aberta, ampliando e concretizando o circuito. Patrocinado pela Cosern e pela Vivo, o evento pretende fazer a primeira virada cultural de Natal, e para conseguirem tantos artistas, foi disponibilizado um edital no site.
   Uma das metas principais do Circuito cultural é desenvolver a valorização do patrimônio histórico da cidade. Trazendo palestras e seminários, como forma de ascender o sentimento de cuidado e amor ao bairro da ribeira, com seus prédios e ruas antigas. Falando em patrimônio histórico, semana passada a Secretaria de Turismo do Estado divulgou o investimento em todo corredor histórico de Natal, com objetivo de reestruturar os prédios e desenvolver o potencial turístico deles.
   Tudo isso indica bons ventos não só para os Natalenses, mas para Natal como um todo. São os investimentos públicos e privados que se relacionam para desenvolver o sentimento cultural e histórico potiguar. E, quem sabe assim, a cultura se torne o forte da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário