sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Sociedade senso-comum


   A má conduta política brasileira já se tornou senso-comum, todos sabem que os políticos só estão ali para roubar dinheiro e pouco fazer para desenvolver o país, todos sabem que os impostos pagos pelos brasileiros são exorbitantes, todos sabem que quem não tem condições de pagar uma saúde e educação privada não tem um mínimo de qualidade de vida.Todos sabem, mas pouco fazem.
   A mídia, desde o fim da opressora ditadura militar, ganhou destaque e papel de amigo da opinião pública, publicando qualquer tipo de notícia sobre falcatruas cometidas pelos gestores do governo. Ou seja, está em prontidão para qualquer escândalo público, e quando ele aparece, as bancas de jornais enchem-se para mostrar aos cidadãos o quão ruim está o governo. Mas a reação dos leitores é unânime, lê-se as manchetes das roubalheiras, faz-se um comentário corriqueiro e depois buscam a atenção nas matérias sobre futebol e a sinopse da novela.
   Esse desinteresse da população não é encontrada em outros países, sendo ou não desenvolvidos. Temos exemplos da França, em que, anos atrás, a população gerou uma grande paralisação de todos os setores e organizou passeatas para lutar contra o aumento da idade de aposentadoria. No Chile, país subdesenvolvido, passando por revoltas contra o sistema educacional chileno, falho e desigual à população. E ainda mais, a famosa primavera árabe, em que milhares de cidadãos de diversos países do Oriente Médio se organizaram para derrubar os governos ditatoriais e implantar regimes democráticos. 3 exemplos de cidadania, pela qual os cidadãos buscam uma melhor gestão e melhor desenvolvimento social.
   Infelizmente o significado de cidadão no Brasil é diferente dos demais, ser cidadão brasileiro é saber de todo os problemas governamentais e sociais e apenas dizer "O Brasil não tem jeito", ao invés de sairmos as ruas e buscar nossos direitos e prezar por uma boa gestão. Somos mais de 192 milhões de habitantes, acomodados com a situação e crentes de que nada podemos fazer. Não é apenas o governo do país que vive em senso-comum, a sociedade brasileira é um senso-comum.
Peço desculpas pela generalização do texto, postando antes de ter me informado sobre a manifestação que ocorreu em Brasília do dia 7 de setembro, onde 12 mil pessoas se reuniram para protestar contra a corrupção. Ou seja, acabei criando um texto no próprio senso-comum.

2 comentários:

  1. Suas redações estão cada vez melhores, só pecou na generalização "todos sabem que os políticos só estão ali para roubar dinheiro e pouco fazer para desenvolver o país", "a reação dos leitores é unânime" e " Esse desinteresse da população não é encontrada em outros países".

    ResponderExcluir
  2. haha a parte do futebol e da novela, super verdade...

    ResponderExcluir