sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Qual o problema das industrias de mídia?


   A internet está um caos! Não se encontra mais tantos sites hospedeiros de arquivos para se baixar uma série, um filme ou uma música. Achar um link que ainda esteja funcionando é raro! Isso tudo por causa da grande atuação do FBI contra o compartilhamento de dados com direitos autorais, que está fechando e excluído os arquivos dos sites que tanto fazem a felicidade dos usuários da internet.
   Já não bastasse o grande protesto nas redes sociais, essa ação do FBI acabou pegando carona na fama do SOPA e da PIPA, dois projetos de leis norte-americanos, que protegeriam ainda mais os copyrigt, impedindo totalmente a troca de arquivos piratas e punindo até com cadeia aqueles que continuassem disponibilizando links. Além disso, essas leis, que foram banidas pelo presidente americano, abririam espaço para uma censura virtual, já que o governo controlaria a rede.
   E censurar a internet é um absurdo! Pode ser visto como uma regressão tecnológica, já que a rede virtual é feita de compartilhamentos, seja de mensagens, fotos pessoais, vídeos, séries, filmes ou músicas. E acabar com isso seria acabar com grande parte da internet, que já faz parte de nossas vidas. Quem nunca já baixou um álbum pra ver se as músicas eram boas? Ou viu um cover no youtube? Ou então, acompanhou uma série pela internet já que na tv os episódios eram atrasados? Por fim nisso, nos privaria de cultura e informação.
   Mas o fim do compartilhamento, chamado de pirataria pelas industrias de mídia, não está tão perto. Ainda possuímos gratuitamente o torrent, que é até complicado de usar, e alguns sites que resistem com seus arquivos. E mesmo que consigam impedir o uso dessas ferramentas, ainda existem aqueles esquecidos vendedores ambulantes, que vendem cds, dvds e jogos piratas. Reverter essa situação é um pouco complicada, acabar com troca de arquivos protegidos pelos direitos autorais é uma operação dificílima.
   Mesmo sabendo que é complicado, as empresas de mídia continuam combatendo o compartilhamento dos seus arquivos, ao invés de abrir os olhos e perceberem que isto dissemina e populariza os produtos, artistas e até a empresa. Mas o que querem são as vendas de cds e dvds como antigamente, e que caem a cada ano, algo muito difícil de voltar ao normal.
   Poucos investem em novidades e outros meios de vendas. Exemplo disso é o mercado dos colecionadores e dos fãs, que estão dispostos a pagar caro por um produto de qualidade ou da sua banda preferida. Porque convenhamos que pra um fã de uma banda ter um cd físico é muito diferente do que ter no ipod. Porém, esse setor não é investido e valorizado pelas empresas, que lançam os produtos de qualquer modo.
   Dessa forma, as corporações acham mais fácil acabarem com todos os meios de pirataria e forçar as pessoas a comprarem o original, do que investir em novidades e outras formas de lucro. Gerando assim, uma regressão da internet e até mesmo cultural. Mal sabem eles que os usuários não são simples de se domar...

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