quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Luta pela história

            O turismo em Natal é um tanto diversificado, temos praias, o morro do careca e o Forte dos Reis Magos. Infelizmente, o centro histórico da cidade, localizado principalmente na Ribeira e na Cidade Alta, é deixada de lado pelos passeios turísticos e é esquecido até pela grande maioria dos natalenses, que não valorizam a obra dos prédios e sua importância histórica.
            Essa mentalidade é característica de grande parte dos cidadãos que moram aqui, preferindo derrubar um prédio antigo, caindo aos pedaços e com sistema elétrico defasado, e construir um novo edifício, com modernas instalações. Exemplo disso, foi a recente demolição do nosso estádio de futebol Machadão, que tinha 40 anos e foi palco de grandes disputas do futebol potiguar, e que deu lugar a um canteiro de obras para a construção do Arena das Dunas, mais moderno e amplo.
Fonte: Tribuna do Norte
            Porém, com a maior ação do Iphan-RN, a situação começa a mudar, mesmo lentamente. Preocupados em manter a identidade histórica e cultural da cidade, foram responsáveis por tombar prédios centenários e com suas devidas histórias de vidas, evitando suas demolições. Além disso, o órgão revitaliza e reestrutura alguns edifícios com verba federal, como a centenária Estação Ferroviária Sampaio Correia, que após ser revitalizada e reestruturada, será inaugurado em Março deste ano, trazendo novamente a beleza da obra arquitetônica.
Fonte: Tribuna do Norte
            Mas os problemas não acabaram, ainda existem muitos prédios antigos que estão em mãos particulares e que não são disponibilizados para revitalização, e até mesmo correm o risco de ser demolidos e vendidos para construção de prédios comerciais e residenciais. Caso do Clube da Arpege, antigo bar que funcionava num dos maiores prédios históricos da ribeira e que hoje está em estado deplorável, mas que já está em negociações com alguém que queira revitalizá-lo.
     
          Mesmo com a ação do IPHAN-RN e de poucos que se importam com a situação histórica e cultural da cidade, a mentalidade de desvalorização do velho e antigo ainda toma conta de grande parte da população natalense, o que não é visto em cidades como Recife, Olinda e Ouro Preto, onde a própria população luta pela preservação da cidade. Então, devemos dar valor ao que faz parte da nossa história e da cidade, o centro histórico precisa ser valorizado e ser uma das imagens turísticas de Natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário