quinta-feira, 22 de março de 2012

Que dia é hoje mesmo?


Foto hipster pra galera
achar legal
    Sabe que dia é hoje? Não, não é o aniversário do Twitter. É o dia mundial da água! Esse dia simbólico serve mais para as pessoas pensarem um pouco sobre a situação da água no mundo, como seus problemas, com a carência dela em algumas regiões, e desafios, como políticas para enfrentar o problema. Campanhas para o racionamento e educação ambiental pouco se vê, por isso, como blogueiro engajado socialmente, é meu dever abordar o tema!
   Sabia que desde 2010 mais de 89% das pessoas no mundo já tem acesso a fontes de água potável? E até 2015 esse número pode subir para 92%, segundo estimativas. Mas as coisas não são tão boas quanto parecem, pois ainda existe muita gente que consome água de qualidades duvidosas, ou até mesmo não tem água para beber. Além disso, mais de 1 bilhão de pessoas não tem acesso à rede de esgotos, defecando ao ar livre, mais de 4 mil crianças morrem por problemas relacionados a poluição das águas, e só 67% das pessoas tem saneamento básico.
   Dessa forma, precisamos ter mais consciência da situação, pois a qualidade da água que usamos, tanto para beber quanto para uso doméstico, é sinônimo de qualidade de vida. Escovar os dentes com a torneira fechada, tomar banhos rápidos e não lavar a calçada com mangueira são medidas já conhecidas, que muitas vezes só passam de boa vontade, mas na prática não são realizadas. Devemos lutar por medidas de saneamento e distribuição da água para todos, diminuindo problemas de saúde e aumentando a qualidade de vida.

Um comentário: