segunda-feira, 12 de março de 2012

Brasileiros leitores


            Os brasileiros estão lendo mais, isso não se tem dúvidas. A quantidade de livros impressos e comprados no Brasil ainda não superam e nem chegam perto dos números americanos e europeus, mas é evidente o crescimento do setor literário em terras tupiniquins.
            De acordo com a pesquisa encomendada pela Câmara Brasileira de Livros, as vendas de livros aumentaram 8% e o preços diminuiuram 5%, isso só tornou-se possível com a grande classe média em ascenção, que está lendo mais, visando a busca do conhecimento e o aprimoramento - aspectos característicos das classes sociais mais altas.
            Já no ramo didático, as crianças brasileiras também estão tendo maior acesso aos livros, com crescimento dos títulos lançados para elas. Mas mesmo assim, os estudantes do Brasil são os que têm menos livros em casa, e menos costume de leitura, situação pior do que países como Argentina, Uruguai e Mexico. Isso porque ainda falta infra-estrutura para o habito da leitura crescer, com carência de bibliotecas e escolas públicas bem estruturadas, dificultando a vontade de ler, principalmente, das pessoas de baixa renda.
           Esses índices apontam para uma realidade nacional complicada, na qual o costume da leitura e a educação estão crescendo na sociedade brasileira, mas não são devidamente amparados pelo governo. Pois para ter acesso aos livros, é preciso ascender economicamente e socialmente. Dessa forma, precisamos de mais ação, mais leitores e educação para um país onde livro é sinônimo de dinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário