domingo, 20 de março de 2011

O futuro nas mãos despreparadas.

Você é um adolescente. É sustentando pelos seus pais, e ainda mora com eles. Frequenta a escola faz muitos anos, faz tanto tempo que já tornou-se algo banal. Festas e bebedeiras são os programas para os fins de semana, e a quantidade de ficantes e a recuperação no final do ano são as suas únicas preocupações. Agora, cursando o ensino médio, é obrigado escolher um curso na universidade para cursar, e, com sorte, seguir a determinada profissão. Convenhamos que não é algo fácil.
Um jovem não é acostumado a ter grandes responsabilidades; tomar uma decisão que pode modificar sua vida é algo muito duro, já requer muita reflexão por parte de um adulto, imagine um adolescente que nem duas décadas completas viveu? Nessa fase da vida, pouco se conhece do mundo, e quase nada se aproveitou. Existe muita coisa ainda a se aprender e muito a conhecer.
Além do mais, o jovem nessa fase da vida passa pelo processo de criação de opinião, e pode ser muito influenciado nas decisões tomadas. E acaba sobrando para a faculdade ser responsável pelo amadurecimento, ocorrendo muitas vezes alunos trocando de cursos.
Ou seja, uma decisão tão importante, como escolher a futura profissão, nas mãos de um adolescente é algo a ser bem trabalhado. Cabe a escola, os pais e até mesmo as universidades ajudarem esse aluno, pois sozinho pode traçar um caminho errado.

Um comentário:

  1. Morro de medo de escolher a carreira errada e perder tempo com isso, mas ao mesmo tempo não vejo a hora de chegar na faculdade. Só não sei o que vou cursar...

    ResponderExcluir